PROJETO SEMESTRAL
TEMA: ALIMENTACÃO SAUDÁVEL
DISCIPLINAS
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Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Redação, Língua Inglesa, Educ. Física, Ensino Religioso, Artes.
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INTRODUÇÃO
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Uma alimentação rica e balanceada é hoje preocupação mundial em decorrência do aumento de casos de obesidade em nossa sociedade.
O presente projeto tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar quanto a prática de uma alimentação saudável nas escolas, bem como diminuir vários tipos de doenças causadas por uma má alimentação.
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CONTEÚDOS
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Alimentação Saudável, valores nutricionais dos alimentos, alimento e atividade física, higiene pessoal e alimentar, consequências da obesidade, raquitismo, importância da água na vida, atividades práticas na vida, dietas da moda, alimentos “diet”, e “light”, tabus alimentares e informações científicas, suplementos nutricionais, cuidados, a influência dos meios de comunicação, a fome em nosso país, preservação do meio ambiente e alimentação desde a produção até o descarte de alimentos, como conservar os alimentos...
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OBJETIVOS
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Geral: Promover o consumo de alimentos saudáveis, bem como os bons hábitos alimentares, ressaltando a importância de uma alimentação variada.
Específicos:
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METODOLOGIA
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O presente projeto assume uma proposta pedagógica para promover a dignidade da pessoa humana o qual proporcionará aprendizagens significativas e cunho interdisciplinar, através da inclusão da temática Alimentação Saudável em defesa da vida em todas as suas formas, manifestados na conscientização do consumo adequado dos alimentos como fonte de manutenção da saúde para seu pleno desenvolvimento.
Para sua execução diversas atividades de classe e extraclasse serão necessários, tais como:
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RECURSOS
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Cartazes, livros, gravuras, cozinha experimental, desenhos, recortes, colagens, modelagens, pinturas, dramatização, músicas, alimentos, sucatas, material xerocado, vídeos, imagens, slides etc.
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INSTRUMENTOS
AVALIATIVOS –
I UNIDADE
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A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação individual e grupal. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzidas em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatórios organizado pelos professores.
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INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
II - UNIDADE
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Tendo em vista alguns procedimentos e finalidades que permitirá aos professores avaliar o desenvolvimento de uma série de habilidades, valores e atitudes, entre eles:
*A capacidade para formular perguntas e suposições sobre determinado fato ou fenômeno;
*A capacidade para valer-se de diversos mecanismos instrucionais na busca de coletas e informações;
*O desembaraço, a concisão e a clareza na comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões;
*Participar, pessoal e coletivamente de atividades que envolvam tomadas de posições diante de situações relacionadas à alimentação saudável;
*Habilidade de pesquisas nos diversos tipos de mídias envolvidas no projeto;
*Além disso, a freqüência e a participação dos alunos são necessária nos seminários, realização de leituras, execução de atividades, trabalhos em grupos e individuais, faz parte da construção avaliativa qualitativa do sistema educacional.
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CONCLUSÃO
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Projetos são muitos com o mesmo objetivo, resultados bons existe e o importante é continuar conscientizando incluindo nas escolas e comunidades a busca por uma vida melhor e saudável.
O presente instrumento visa à conscientização de uma alimentação adequada para prevenção de doenças causadas muitas vezes pela má alimentação. A divulgação deste se faz necessário para que as crianças e adolescentes do Brasil em especial de nossa comunidade cresçam mais saudáveis e felizes.
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REFERÊNCIAS
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ACHARAM, Lizaeta. Medicina Natural ao alcance de todos. São Paulo,SP.
BELINK,Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo.Paulinas,2005.
BIAZZI,Eliza.Viva Natural.São Paulo,SP
MARTINS,ROSIDER, Vida e Alimento. São Paulo: Moderna 1993, Revista cozinha prática. Publicação editada pela parceria instituto do coração e edição cozinha saudável.
SPETMMANN,CARLOS Nascimento. Medicina Alternativa de A a Z, 6ª edição, editora Natureza, Uberlândia, MG.
RADAELLI. Patricia. Educação Nutricional para alunos do ensino Fundamental. Disponível em: http://www.cecanesc.ufsc.br/Arquivos/seminarios/karinesug2.pdf. Acesso em 08 de junho de 2011.
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